sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

O que é Tdah?

É um transtorno neurobiológico que afeta de 5 a 10% da população e em sua maioria do sexo masculino, sua causa mais frequente é de origem biológica. Suas principais manifestações são a hiperatividade (quando a criança se movimenta em excesso ou de modo inadequado), impulsividade (quando a criança age sem pensar) e déficit de atenção (quando a criança se distrai facilmente, não consegue se concentrar e tem dificuldades para terminar as atividades solicitadas).

É importante ressaltar que o Tdah em crianças não é culpa dos pais ou professores, pois as causas são por fatores genéticos e fatores adquiridos, como problemas durante a gravidez, tabagismo, uso de drogas, uso de bebidas alcoólicas e baixo peso ao nascer, são alguns exemplos.

O Tdah pode ser classificado em três tipos, de acordo com a prevalência dos sintomas:

  • Predominantemente hiperativo-impulsivo: excessiva atividade motora, impulsividade e tendência a ser barulhentas.
  • Predominantemente desatento: baixa capacidade de concentração, falta de persistência em trabalhos longos e que exigem esforços, desorganização e esquecimento ou distração.
  • Combinado: é uma evolução do tipo hiperativo-impulsivo, que se observa com maior frequência em crianças mais novas.
As dificuldades de aprendizagem surgem com o passar do tempo, por isso que é importante que pais e professores atuem em conjunto com o Psicopedagogo para um melhor desempenho e uma melhora significativa na aprendizagem. Com recursos lúdicos e atividades que superem as dificuldades de concentração, utilizados em sala de aula, no consultório e em casa é possível uma intervenção eficaz


Fitó, Anna Sans. Porque é tão difícil aprender? : o que são e como lidar com os transtornos de aprendizagem. São Paulo: Paulinas, 2012.

Para dúvidas entre em contato com https://www.instagram.com/jordelesantos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aviso do coração

Olá pessoal! Estou no período de avaliações na UFPB e administrando um instagam sobre a Psicopedagogia. Mas em breve postarei mais informaçõ...